Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/51468
Compartilhe esta página
Título: | O tratamento da ordem e da topicalização em livros didáticos de Língua Portuguesa do Ensino Médio |
Autor(es): | SOUZA, Thalyta Reis de |
Palavras-chave: | Topicalização; Livro didático de português; Ensino médio; Análise linguística |
Data do documento: | 11-Mai-2023 |
Citação: | SOUZA, Thalyta Reis. O tratamento da ordem e da topicalização em livros didáticos de Língua Portuguesa do Ensino Médio. Trabalho de Conclusão de Curso (licenciatura em Português) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2023. |
Abstract: | Este trabalho objetiva analisar obras didáticas do Ensino Médio, buscando perceber a presença ou ausência do estudo da topicalização e de que maneira esse tema é estudado no Ensino Médio. A presente pesquisa propõe a topicalização como fenômeno linguístico de grande relevância no ensino de Língua Portuguesa, especialmente dos pontos de vista informacional e discursivo, uma vez que as diferentes possibilidades de reordenação dos elementos de uma oração ampliam a eficácia comunicativa. A topicalização, nesse sentido, possibilita efetivamente uma boa capacidade de expressão tanto na modalidade oral quanto na modalidade escrita da Língua. Para o alcance do objetivo do trabalho, a pesquisa ancorou-se, principalmente, nos estudos de Pontes (1987), para fundamentação do fenômeno da topicalização na Língua Portuguesa, e Chociay (1993), para assegurar a relevância do tema. Finalmente, quanto aos nossos resultados, foi possível perceber que, embora os livros didáticos analisados não tratem da topicalização, tratam, de maneira superficial e preconceituosa, da ordem dos termos da oração. |
URI: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/51468 |
Aparece nas coleções: | (TCC) - Letras - Português |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC. Thalyta Reis de Souza .pdf | 22,51 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons